O que é o Congresso Mundial contra o neoliberalismo na Educação?

A educação pública tem sido historicamente assediada por interesses do capital corporativo. Comercialização e privatização, “despedagogização” e precarização do emprego; falta de uma agenda social eficaz e suficiente para atender a população estudantil, filhos e filhas da classe trabalhadora; insuficiência e deterioração constantes da estrutura física, por falta de uma política de manutenção adequada; e limitação de pessoal e de materiais educativos são apenas alguns elementos que mostram a ofensiva do capitalismo sobre a educação pública.

Com a chegada do neoliberalismo, esta ofensiva intensificou-se, assumindo a face de uma cultura avaliativa através de testes padronizados para alunos, alunas, professores e professoras; curricularização de atividades educativas, implementação de modelos de acreditação universitária, rankeamento universitário e bibliometria que procuraram estabelecer a ideia de que a educação é uma mercadoria.

Diante dessa situação, a resposta mais contundente foi dada pelo movimento estudantil organizado, bem como pelos sindicatos e associações docentes, através da mobilização e da geração de propostas alternativas. Numerosas vitórias populares e testemunhos em livros, revistas, comunicações, vídeos e sites da internet demonstram essas resistências. A presença cada vez mais ativa do movimento social, estudantil e sindical da Educação nas ruas e nos fóruns temáticos demonstra que o neoliberalismo se derrota nas lutas e na produção de ideias que o confrontam.

Um poderoso movimento da Educação tem surgido no mundo, promovendo o pensamento crítico e a organização. Hoje é impossível falar de um movimento sindical combativo, classista e comprometido com os setores populares, sem que esse esforço seja acompanhado da construção de movimentos que pensem a educação em termos de defesa do público, da solidariedade e do comum.

Este III Congresso Mundial contra o neoliberalismo na Educação: a unidade dos(as) trabalhadores(as) da educação em defesa da Educação Pública é um espaço para continuar a reunir-se, construindo um tecido social de resistência às agendas do neoliberalismo, ao mesmo tempo em que se fortalece a educação pública.

No Rio de Janeiro, Brasil, os trabalhadores e as trabalhadoras da educação se reunirão para se reconhecerem e promover uma agenda compartilhada de trabalho, análises, lutas e construção de ideias. É um encontro para debater, refletir e concordar com a alegria e a criatividade de quem tem a certeza de que o futuro da solidariedade só será possível com o compromisso militante em defesa da educação pública. Esperamos você no Rio de Janeiro, de 11 a 17 de novembro de 2024.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Educação do Brasil esperam por todos e todas de braços abertos, convencidos de que este Congresso construirá caminhos de integração e trabalho compartilhado.

************

O III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação: a unidade dos(as) trabalhadores(as) da educação em defesa da Educação Pública será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, de 11 a 17 de novembro de 2024, nas instalações da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A partir de 15 de setembro de 2024, serão realizadas atividades preparatórias virtuais, nacionais e internacionais, que permitirão a construção de documentos de trabalho e resoluções.

Certificado de participação será emitido para 40 horas acadêmicas.

O Terceiro Congresso Mundial contra o Neoliberalismo Educacional: a unidade dos trabalhadores docentes em defesa da Educação Pública, será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, de 11 a 17 de novembro de 2024, nas instalações da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A partir de 15 de setembro de 2024, serão realizadas atividades preparatórias virtuais nacionais e internacionais que permitirão a construção de documentos de trabalho e resoluções.

Certificado de participação será emitido para 40 horas acadêmicas.